domingo, 13 de maio de 2012

Sistema de Transporte Público de Sydney

Sydney é uma cópia (malfeita) de London. Sei q é um desabafo mal humorado e os Australianos odiariam ler isso, mas é verdade.

London tem um sistema de transporte público muito fácil de usar. Cada ponto de ônibus tem mapa da cidade, indica onde você está no mapa, os pontos de interesse proximos, as linhas que passam naquele ponto, o percurso que elas fazem antes e depois daquele ponto e o timetable de que dia e hora em que elas passam ali.

Eles dividiram a cidade em zonas: quem vai mais longe paga mais. Muito justo. Então, vc compra um bilhete para a zona que você vai e se tentar passar na catraca eletrônica de um ponto de ônibus ou em uma estação de metrô de zona diferente, ele simplesmente não funciona.

Mapa do "tube" de London indicando as zonas: centro 1 e a mais afastada 6. Cores e nros. em cada ponto de ônibus ou estação de metrô.


Já em Sydney, essa estória d zona é... uma zona!
Ninguém sabe te confirmar qual zona é a que você está. Nem os motoristas de ônibus, nem o staff do metrô.
A linha 380, por exemplo, muda de itinerário de noite e em horário de pico. Até aí, tudo bem, por causa do trânsito, da demanda, eu até entenderia. Mas ela tb muda d vez em qdo, a cada uma hora e meia, durante o dia. E porque não linha 380a, 380b e 380c? Porque aí não teria graça. Seria previsível! hahaha...
Veja abaixo as zonas: zona amarela é diferente, viu? Não me pergunte porque. Cada zona colorida tem seu preço.



Ah, e meu bairro, que fica no cantinho direito, alguns centímetros para cima de Bondi Junction no mapa é zona 3. Ué, mas não tá na parte vermelha q deveria ser centro? Pois é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário