domingo, 6 de maio de 2012

Brava Gente Brasileira

No Domingo a noite fui jantar na casa de uma italiana e vegana. Foi ótimo. Boa comida e boa companhia.
Depois, demorei esperando o busão: o sistema de transporte daqui poderia ser bem melhor, viu?

Mas o que eu quero mesmo contar foi a conversa que tive com o motorista.
Como eu sempre pego o mesmo busão pra voltar da escola no mesmo horário, acabei conhecendo o motorista (apesar d não saber o nome dele). E nessa noite só estava eu no busão e ele começou a puxar assunto.

Papo vai, papo vem, ele perguntou o que eu estou fazendo aqui e me disse que eu não preciso estudar inglês, que o meu inglês é melhor que o dele. Mas é exagero e ele tava sendo brincalhão e gentil.

Quando ele soube que sou brasileira, o rosto dele se iluminou e ele começou a contar de um colega de trabalho brasileiro. Disse que o cara é muito animado, que está sempre de bom humor e que todo mundo gosta dele. Falou que os brasileiros tem fibra, que sabem se sair bem das situações, que tem brilho nos olhos.

Na hora eu fiquei meio sem reação e disse que estava feliz que ele pensasse assim.
Mas depois fiquei pensando e quando encontrar ele novamente, se tiver a chance, vou dizer que concordo.

Lembrei da Lourdes, uma amiga da minha mãe que ia fazer faxina lá em casa. Ela sempre teve uma vida difícil, mas sempre estava de bom humor. Era magrinha e forte. Baixinha e energética. Ia falando e colocando as coisas para cima, varria cantando e em pouco tempo a casa estava mais do que limpa. Estava purificada pelo bom humor dela.

Lembrei do meu pai, que eu vi passar por tanta coisa, mas sair sorrindo e assoviando. Das brincadeiras simples com qualquer coisinha que virava diversão. Da família toda cantando no carro quando a gente ia viajar.

É, conheço mesmo muito brasileiro d tem fibra e bom humor. Que mesmo sem ter muito o que comemorar é feliz. Gente boa. Gente fina. Como seria bom que todos fossem assim. Juro que vou fazer o possível para ser esse exemplo todo que o motorista falou. Sorriso no rosto, calor no peito e coragem na vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário